top of page

1° Obra no Brasil com fibra de carbono

Estrutura: Viaduto de Santa Tereza

localizado em Belo Horizonte/MG


Segundo Eng. Civil Ari de Paula Machado, em 1998 o viaduto de Santa de Tereza foi a primeira estrutura de concreto à receber fibras de carbono no Brasil, segundo fontes técnicas e o que consta em livros relacionados ao assunto.


O viaduto passou por um processo de recuperação estrutural parcial do aço e do concreto, foram utilizados materiais de alto desempenho e e de elevada resistência mecânica antes da aplicação do sistema de compósitos de fibra de carbono.


Foram reforçados com mantas de fibra de carbono vigas longitudinais e transversais à flexão e ao cisalhamento e os panos de lajes à flexão. Estimasse que para executar este serviço de reforço estrutural foram consumidos 3.870,00m² de manta de fibra de carbono de 300g/m² com espessura de 0,165mm.

Tags.

Fibra de carbono, reforço estrutural, reforço estrutural com fibra de carbono, recuperação estrutural, reparo estrutural, tratamento de concreto, injeção de epóxi, injeção de gel de poliuretano, injeção de resinas, junta de dilatação, ancoragem química, chumbamento químico, tratamento de fissura, tratamento de trinca, vazamento em laje, vazamento em parede, infiltração, patologia estrutural, tratamento de infiltração, tratamento de vazamento, manifestação patológica proteção do concreto, reforço estrutural metálico, reforço estrutural com perfil metálico e reforço estrutural com chapa metálica.

bottom of page